Cachorro que vomita sempre no carro, conheça as principais causas!

Entender as causas de sintomas como o vômito dos cachorros é fundamental para descobrir o tratamento

Quem é dono ou dona de pet sabe o quão é importante ficar preocupado e de olho nesses animaizinhos a todo momento, afinal, dependendo dos sintomas podem significar problemas mais sérios.

O vômito dos cachorrinhos, por exemplo, acende um grande alerta em seus donos, e com razão, afinal, pode estar relacionado a algo grave e, muitas vezes, é necessário levá-los ao veterinário para realizar o diagnóstico. No entanto, assim como acontece com os seres humanos, nem sempre é sintomas de doenças graves.

Um dos lugares mais comuns em que esses pets vomitam, sem dúvida, é no carro, o que deixa muitos donos curiosos para saber o porquê e como evitar. Isso acontece por causa da cinetose, mas você sabe o que é?

O que é cinetose?

Ocorrendo tanto em cachorros quanto em humanos, a cinetose é uma condição onde, por causa de o ambiente estar se movimentando e nosso organismo parado, acaba havendo uma perturbação no reconhecimento desse movimento pelo nosso cérebro, o que acaba causando náuseas e vômitos, tanto nas pessoas quanto nos animais.

Como evitar que essas náuseas e vômitos aconteçam?

vomito-de-cachorro-no-carro

Sabendo que as náuseas e vômitos podem significar problemas mais graves nos seus animais, a primeira coisa que você deve fazer é identificar se isso está realmente relacionado à cinetose ou a outros motivos.

Para isso, preste bem atenção no seu animalzinho. Isso porque existem diversas causas que podem causar esses sintomas nos animais. Algumas delas são:

  • Dores abdominais: Essas dores podem ser causadas por diversos motivos, podendo ser até uma insuficiência renal, torção no estômago ou problemas hepáticos. As dores abdominais, quando intensas, podem levar os animais ao vômito;
  • Intoxicação: Caso o seu animal ingira algum produto químico, como desinfetantes, vai causar intoxicação, o que faz com que o cachorro tenha náuseas e vômitos;
  • Tosse: A tosse também pode ser uma das causadoras do vômito, principalmente quando está relacionada a uma doença conhecida como traqueíde, também conhecida como “tosse dos canis”.

Outros causadores de náuseas e vômitos nesses animais podem ser a alimentação inadequada e até mesmo doenças causadas por vírus ou bactérias.

Caso tenha alguns desses sintomas citados acima, é importante levar o seu cachorro ao veterinário para realizar um diagnóstico mais preciso do que ele tem, pois isso pode ser algo tanto facilmente tratável quanto algo mais grave. Assim, quanto mais rápido o animal for diagnosticado, mais fácil será de ele melhorar.

No entanto, caso as náuseas e vômitos não venha acompanhado de nenhum desses outros sintomas ou não aconteça em outros lugares, somente dentro do carro, indica que o seu animal está com a condição conhecida como cinetose, o que pode ser tratada ou evitada através de medicamentos que previnem alterações do centro do vômito no vestibular cerebral.

 

Equipe TudoVet